Home » Coberturas » Coberturas em policarbonato em Curitiba – Entenda

Coberturas em policarbonato em Curitiba – Entenda

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

O policarbonato é um poliéster linear obtido através da reação entre o bisfenol A (ou difenilol propano) e o gás fosgênio. Sua principal característica é a alta transparência, mesmo com espessuras consideráveis, que combinada com a alta resistência ao impacto faz desse polímero um plástico de engenharia que tem sido muito utilizado na construção civil em substituição ao vidro.

A presença de grupos benzênicos na cadeia principal da molécula tornam o policarbonato um polímero rígido, amorfo e com uma baixa contração na moldagem (tanto na transversal quanto paralela ao fluxo). O fato de possuir grupos laterais polares e regularidade na cadeia, faz com que tenha um alto valor de transição vítrea (145°C), com isto ele possui elevados valores para as propriedades térmicas e estabilidade dimensional muito boa. A cadeia polimérica do policarbonato é simétrica, o que lhe confere boas propriedades dielétricas através de uma larga faixa de frequência. Enquanto seu alto valor de HDT garante a manutenção destas propriedades até 125°C.

Os grupos carbonatos são extremamente sensíveis à hidrólise e, como estão na cadeia principal, podem provocar degradação causando redução da massa molar do polímero com a consequente queda da resistência ao impacto e outras propriedades. Por esta razão, não é indicado o uso do policarbonato em peças que trabalhem continuamente imersas em água quente (> 60°C). Também é altamente recomendado que o policarbonato seja seco em estufa, funil secador ou desumidificador antes do processamento para evitar o aparecimento de manchas nas peças, e que a embalagem do material granulado seja mantida fechada para evitar absorção de humidade.

Aplicações muito comuns de policarbonato são os discos compactos (CD’s e DVD’s), coberturas, toldos e diversos produtos utilizados na construção civil devido sua alta resistência às intempéries. Também é utilizado na fabricação de lentes para óculos e partes de acabamento na indústria automobilística, geralmente na forma de blendas com o ABS, além de lanternas e faróis.

O policarbonato pode ser processado por: Injeção, Extrusão, Termoformagem, e Sopro.

Características:

– Alta transparência

– Alta resistência ao impacto

– Alta resistência térmica

– Boa retardância à chama mesmo sem aditivos

– Excelentes propriedades elétricas

– Bom isolante de alta frequência à temperatura ambiente

– Sensível à hidrólise

– Elevado módulo de flexão

– Baixa contração no molde

Aplicações:

Mamadeiras, coberturas, toldos, faróis, lentes de óculos, discos compactos, eletroeletrônicos e peças que necessitem alta transparência e resistência mecânica.

Saiba mais em: tudosobreplasticos

Comments are closed.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×